A Agro Maripá reuniu no Dia de Campo os principais criadores e adoradores do Mangalarga Marchador em Jaguariúna/SP.
No sábado, 29 de novembro, a Agro Maripá promoveu um encontro entre a comunidade dos criadores de Mangalarga Marchador durante o Dia de Campo, em Jaguariúna. O evento contou com diversas atividades relacionadas à raça, e proporcionou um dia repleto de conteúdo e conhecimento.
Os participantes tiveram a oportunidade de partilhar da expertise da veterinária e mestra, Dra. Patrícia Mônaco Brossi, que palestrou sobre a biomecânica do cavalo de sela. Patrícia apresentou características dos movimentos da coluna do cavalo e sugeriu alguns exercícios que os criadores podem utilizar para alavancar o desempenho do animal.
Além dela, a especialista em equitação clássica formada pela Escola Alemã de Equitação, Sarah Waddell, falou sobre a utilização de embocaduras e seus diferentes tipos, e os reflexos positivos e negativos no desempenho do cavalo.
O cavaleiro profissional e campeão mundial, Fabio Rogério Lombardi, teve a missão de falar sobre a modalidade esportiva Equitação de Trabalho, e suas técnicas de apresentação e de utilização correta do cavalo, para o bom desempenho no esporte.
O anfitrião e proprietário do Haras Agro Maripá, Marcelo Baptista de Oliveira, fez uma linda apresentação de sua tropa de matrizes e garanhões e mostrou o porquê seu Haras é reconhecido pela fidelidade ao padrão da raça: todos os seus Mangalarga marchadores seguem o mesmo padrão estético, corporal e genético. Pelas palavras do presidente da Associação Brasileira dos criadores do cavalo Mangalarga Marchador, Daniel Borja: “Quando você chega aqui e vê 40 éguas iguais, de 40 anos de criação, é muito bonito.”
Para finalizar, os participantes puderam desfrutar de um momento de confraternização com a apresentação de um tradicional grupo sertanejo de Maripá de Minas.